Pages

28 de jun. de 2011

Essa vaga não é minha nem por 1 minuto

    
         Após presenciar uma cena horrível, decidi criar este post no blog, quando eu e minha mãe chegamos no supermercado, observo um jovem casal estacionar em uma vaga destinada ao idoso. Eu fiquei P*** da vida, infelizmente eu estava dentro do carro ainda e não tive como ir falar com o casal, mas esse tipo de atitude me revolta muito. Justamente devido a esses fatos vivenciados diariamente por nós,  uma campanha foi criada “essa vaga não é minha nem por 1 minuto” a empresária Mirella Prosdócimo, tetraplégica desde os 17 anos, após sofrer uma enorme falta de respeito dentro de um supermercado, ser agredida verbalmente e quase que fisicamente, decidiu tomar atitude a respeito, sua indignação resultou nesta campanha.


         Existe um projeto de Lei 131/11, do deputado Antônio Bulhões (PRB-SP), que torna infração grave (cinco pontos na carteira de habilitação) o uso indevido de vagas de estacionamento para idosos e portadores de deficiência física. Mas, hoje o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) não prevê punição específica para o caso, e determina apenas que estacionar o carro em desacordo com a sinalização para vagas exclusivas seja considerado infração leve (três pontos na carteira), punida com multa e remoção do veículo.

       Gostaria aqui de pedi a todos que façam parte deste movimento, precisamos conscientizar as pessoas que essas vagas especiais são destinadas para pessoas com necessidades especiais. Vamos ajudar a educar essa população. Parabéns a agência TheGetz e a  Mirella Prosdócimo pela iniciativa. Todos merecem RESPEITO.

E você? Gostou da ideia? Quer ajudar?
Clique aqui.
Créditos ao blog: http://estavaganaoesua.wordpress.com/

22 de jun. de 2011

BOEING 727


       Ontem eu fiz uma postagem mostrando uma casa projetada em um buraco, realmente algo bastante inovador, mas as novidades não param por aí, recebi um e-mail recentemente de uma amiga sobre uma casa dentro de um avião e quero compartilhar hoje com vocês.

          Joanne Ussart comprou um Boeing 727 usado (ideia do seu irmão que é controlador de vôo) e decidiu montar sua casa, ela pagou U$ 2.000,00 pelo avião, custou U$ 4.000,00 para mover até seu terreno localizado a beira de um lago em Benoit, Mississippi, EUA e U$ 24.000,00 para a renovação, com um investimento de US $30.000,00 o resultado ficou bastante interessante.



 






21 de jun. de 2011

Você gostaria de morar em um buraco?

         Muitas vezes nos vimos em momentos que pensamos: "Ai como eu queria me enfiar em um buraco" e não teve um arquiteto que seguiu direitinho essa ideia! As fotos a seguir trata-se de uma casa e também um escritório do arquiteto Christian Müller. Essa casa, ou melhor, esse buraco esta localizado nos Alpes suiços e foi projetado pelo próprio morador.






Nesse buraco com certeza eu iria querer morar ;)

20 de jun. de 2011

PROJETO lll

         Umas das disciplinas mais importante do meu curso, é Projeto. Cada semestre nós desenvolvemos um tipo de projeto, e de acordo com o decorrer dos períodos o nível desse projeto aumenta. Esse semestre como eu já citei anteriormente, meu grupo formado por eu, Hiala Maciel e Larissa Oliveira desenvolvemos uma escola para a disciplina de Projeto III. Foi nos dado todas as informações necessárias, como o terreno, o tipo de escola, o quadro de necessidades e junto com a orientação do nosso professor, que no nosso caso foi Juliano Leite desenvolvemos a ideia.



         E qual foi nossa ideia? Nos baseamos na arquitetura moderna, usamos e abusamos do vidro, da utilização de pilotis, como também de formas geométricas bem definidas. Nós também dividimos a instituição em setores logo na frente o setor de administração, depois o setor com as salas de aula e o setor de alimentação e por trás a quadra poliesportiva com os banheiros, vestiários e depósitos (Tem uma foto abaixo que mostra tudo isso bem direitinho que eu falei aqui). O resultado vocês podem observar abaixo. Esqueci de comentar mas o nome da escola fictícia é escola IDEAL.





É claro que eu como uma das criadoras, sou suspeita a falar, mas o que posso dizer é que fiz o meu melhor, é claro que poderia ter melhorado algo, mas estou na universidade justamente para adquirir conhecimentos, e tenho certeza que aprendi bastante e aprenderei mais ainda para desenvolver o projeto do próximo semestre na disciplina projeto IV que provavelmente será um shopping.





Enfim... Férias de projeto, mas já já tem mais, muito mais, já vô começar a me preparar para mais noites sem dormir. Beijos!

13 de jun. de 2011

ESCADAS

         Todo mundo que faz arquitetura sabe que uma escada é calculada através da formula de blondel. Mas ela é muito mais que um cálculo, também é parte principal em um projeto, e dependendo da sua forma, pode dar um charme especial ao ambiente. Nesse mundo tão capitalista em que vivemos, onde os apartamentos estão cada vez menores é preciso poupar o máximo de espaço possível, e a escada pode desenvolver papel fundamental na organização dos espaços, ou também se destacar por algum detalhe especial. Ver fotos.









Achei MUITO bacana as que utilizam a própria escada como armário :)

12 de jun. de 2011

CONFORTO I

          Depois de um bom tempinho volto a postar no blog, como disse é muito difícil ser estudante de arquitetura, multiplique por cindo no final do semestre. Sexta feira depois de muito trabalho nos apresentamos  para a disciplina de conforto ambiental I, foi uma tarefa difícil mas nos esforçamos muito e trouxe um resultado bem bacana e é sobre ele que eu quero falar hoje.

          Eu e meu grupo desenvolvemos um trabalho, que tinha como objetivo tratar acusticamente uma sala de aula, como sabemos esse tipo de ambiente necessita de melhores condições no quesito acústica, o ambiente precisa ser tratado para que seus usuários não sitam desconfortos em relação a interferências internas e externas, proporcionando assim melhores condições a esse ambiente.

          Através de cálculos e estudos, descobrimos dentro da sala sua zona de má visibilidade, ou seja, uma área onde os alunos teoricamente tem maior dificuldade de enxergar.  Estudamos e sugerimos soluções, uma delas foi escalonar a sala de aula. Trabalhos também a questão acústica, mudamos alguns materiais como por exemplo do piso e do forro para que a sala ficasse mais isolada acusticamente. Abaixo algumas fotos que mostram a sala depois de todo esse estudo.



Percebam o quanto é importante desenvolver um trabalho como esse em um projeto. Agora só esperar sair minha nota dessa matéria :x