Pages

7 de set. de 2011

Especialização ??????




        Ultimamente tenho escutado uma pergunta que tem me deixado confusa. "No que você vai se especializar?" minha resposta é "Não sei". Pois é, ainda não tenho essa resposta, e tenho ficado preocupada pensando nisso, mas após ler uma matéria, vi que é algo comum, a gente acha que a principal dúvida na nossa vida vai ser a escolha do curso, no meu caso isso foi muito fácil, mas as dúvidas estão só começando.

        Em arquitetura, muitos, mas muitos jovens se formam sem saber em que área se especializar, não é como medicina por exemplo, que se especializar é uma regra. Com o arquiteto acaba acontecendo naturalmente. "A maioria dos escritórios de arquitetura, a especialização acontece sem planejamento, como uma consequência natural da experiência acumulada em um determinado tipo de projeto. Poucos arquitetos saem da faculdade sabendo qual especialidade seguir. A especialização é algo que acontece ao longo da carreira, com o acúmulo de um acervo técnico naquele nicho", conta Pedro Bruna, do escritório Paulo Bruna Arquitetos Associados.

       Eu particularmente acho importante ter uma especialização, mas essa não é uma tarefa fácil, você tem que se tornar o melhor naquele assunto, pois com certeza o cliente vai exigir mais. No meu caso encontro uma dificuldade pois me interesso por tudo, ou quase tudo. O que vai me fazer decidir são pesquisas para saber o que está mais em alta na arquitetura, além de conhecer mais a fundo cada área, para assim me encaminhar para a direção certa. Por isso preciso de muitos estágios!!! (quem quiser me indicar estamos aí kkk)

         Talvez esteja um pouco cedo para pensar nisso (ou não.. 6° período já) mas essa tem sido algo que tenho pensado constantemente. Só sei que quero ser a melhor naquilo que escolher, o mercado de trabalho cada dia exige mais e a gente tem que se adequar a isso. Quando souber de algo e minha cabeça começar a se decidir eu venho aqui compartilhar com você.

:)

Um comentário:

  1. Mas em Medicina a especialização também NÃO é uma regra. Existe clínico geral, que tem uma importância IMENSA. Tanto é que é tendências nas escolas médicas o ensino direcionado à medicina primária.
    Mas em arquitetura a coisa é diferente, já que ninguém procura arquiteto que sabe um pouco de tudo, procura um que sabe muito de alguma coisa específica...concorda?

    ResponderExcluir