Pages

4 de ago. de 2011

Arquitetura comercial

         A arquitetura comercial está totalmente ligada a estratégia de marketing a ser adotada, ou seja, um bom projeto não precisa apenas ser bem visto aos olhos e funcional, ele precisa também, neste caso, além de ajudar a vender mais, construir uma boa imagem, garantindo credibilidade aos clientes e fornecedores.

       Ou vocês acham que quando vão a um supermercado, a colocação dos materiais de maior consumo estão colocados nos fundos por acaso? Muitas vezes vamos comprar apenas coisas simples, como por exemplo o pão, mas somos obrigados a praticamente percorrer boa parte do estabelecimento para encontra-lo. Outro exemplo é o shopping, onde é criado um trajeto que obriga o cliente a percorrer o maior espaço possível.


        Acho que todos aqui devem conhecer a loja Etna, que fica no Midway Mall, ali a gente encontra um grande exemplo de arquitetura comercial, o próprio shopping é um exemplo, mas não é disso que quero chamar atenção. Quando entramos na Etna, somos obrigados a percorrer toda a loja, e todo o seu projeto foi pensado justamente numa estratégia para tentar fazer que o cliente percorra mais espaço, olhe mais objetos, fazendo assim com que comprem mais. Geralmente essas estratégias são feitas de forma suaves, para que o cliente nem sinta, mas no caso da loja, é de uma forma mais aparente, o que não deixa de ser um método atraente para os clientes.

        E o porque de tudo isso? Esse semestre eu pago Projeto IV, no qual  projetamos arquitetura comercial, vamos desenvolver projeto de uma feira e um mercado, provavelmente vocês irão ler muito sobre isso por aqui.
:)

2 comentários:

  1. Hm, quero ver msm. gosto dessa parte da arq!

    ResponderExcluir
  2. Essa loja é fantastica... curto mto ela.. principalmente pq eu me perco dentro dela.

    ResponderExcluir