Pages

30 de abr. de 2011

Container

        Antes de começar a falar sobre containers, eu preciso explicar o que são containers né? "O termo inglês container, conhecido em português como contêiner ou contentor, é um equipamento utilizado para transportar carga. Trata-se de um recipiente de metal ou madeira, geralmente de grandes dimensões, destinado ao acondicionamento e transportes de carga em navios, trens etc." Pronto, agora eu realmente posso começar. 


         Vocês devem está pensando o que containers tem a vê com arquitetura correto? É difícil acreditar, mas fora do Brasil é muito comum a utilização de containers habitáveis, isso mesmo, existem casas, lojas e até apartamentos feitos de containers. Isso porque a sua utilização tem enormes vantagens, além de ser um material reciclado, o que o torna ecologicamente correto, é facilmente transportado de um lugar ao outro, e são também autoportantes, ou seja, até certo ponto se apresentam com sua estrutura independente, são muitas vantagens, vale a pena conhecer essa inovação da arquitetura.

      O meu interesse surgiu do meu antigo professor de projeto, semestre passado eu e minhas amigas projetamos apartamentos, e por sugestão do professor, acabamos fazendo todo de container, no começo fiquei um pouco com o pé atrás, pois preferia utilizar uma estrutura mais tradicional, como o concreto, mas depois que conheci mesmo esse tipo de material fiquei simplesmente apaixonada.

        Aqui no Brasil não é muito comum, na verdade não é nada comum a utilização de containers, conheço poucos arquitetos que ousaram neste método. Recentemente comecei a acompanhar o projeto de um arquiteto brasileiro Danilo Corbas, no seu blog ele explica passo a passo a casa que ele projetou, feita de containers é claro, caso alguém se interesse pelo blog o link.

Mas agora vamos nos entreter vendo esses projetos que mais parecem obras de arte :)

                                                        

                    

                                                    

                                      

                                                              

                                                          



Vai dizer que você não queria morar em um desses?
Na próxima postagem continuarei falando de containers, só que dessa vez irei mostrar o meu projeto, que modéstia parte ficou lindo.

:*

5 comentários:

  1. Container = tudo!
    É incrível a versatilidade desse material. Fiquei muito apaixonada e sonho, um dia, projetar uma edificação utilizando container aqui em Natal. E, dessa vez, vai sair do papel, hein? :*

    ResponderExcluir
  2. Que irado o campo de criatividade que a arquitetura permite... Mto massa.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog Taluanne, acabo de conhecer. Muito interessante! Não tenho nada a ver com arquitetura (sou professora de filosofia) e caí aqui por acaso procurando imagens de containers. Agora estou curiosa para ver o seu projeto! Boa continuação! E mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Fico MUITO feliz de todo mundo tá lendo e gostando do blog, dá mais vontade de escrever :)
    E para a ultima pessoa que comentou, eu ja falei sobre o meu projeto, acho que é o proximo post.

    ResponderExcluir