Pages

31 de mai. de 2011

Telhado Branco?

        Não é comum o uso de telhas brancas para a cobertura das casas aqui de natal, para quem não sabe, residências que possuem cobertura branca em seu telhado, tendem a ser menos quente, pois a cor branca reflete mais a luz solar absorvendo menos calor, seus benefícios vão além da economia de energia, como também a redução do aquecimento global.

       Mas como isso acontece? Vários estudos comprovam este fato, um deles demonstra que a presença de telhados claros reduz os custos de ar condicionado em 20% ou mais nos dias ensolarados, ou seja, com o consumo de energia mais reduzido, o ambiente recebe menos dióxido de carbono, contribuindo assim para o aquecimento Global. Alguns estudiosos ainda afirmam que se a população realmente mudasse seus telhados para cores mais claras, poderíamos diminuir o efeito do aquecimento global em 1°C.

 
         Existe uma campanha chamada “One degree less” (Um grau a menos) que justamente conscientiza as pessoas da importância de pintar os seus telhados, creio que para a cidade de Natal essa é uma idéia que deveria ser difundida, pois morando numa cidade de extremo calor. Com uma atitude tão simples, podemos realmente tá fazendo alguma coisa em prol do meio ambiente. Além de que o custo beneficio é muito alto, essa atitude só vem a trazer conseqüências positivas para todos nós. Abaixo o vídeo da campanha.


Muito interessante né?

29 de mai. de 2011

Arquitetura animal


          Sempre em que um arquiteto vai iniciar um projeto, ele se espelha em algo, não estou afirmando que para se fazer um projeto é preciso copiar outro, mas para dá o pontapé inicial precisamos nos espelhar, pode ser no estilo, pode ser em algum arquiteto, pode ser em uma obra que você ache interessante, ou simplesmente se basear na forma de um animal, isso mesmo, alguns arquitetos obtêm sua inspiração na simples forma de um animal, e olhe que os resultados são bastante interessante. O arquiteto Mexicano Javier Senosiain é um exemplo disso, há muito tempo não se via uma obra tão original quanto foi a dele, ele se inspirou em um nautilus, um animal marinho que possui o formato de uma concha.




   Existe um livro, que eu super recomendo, inclusive tem na biblioteca da UNP, o nome dele é Arquitetura animal, cujo autor é Alejandro Bahamón, é um livro que faz analogias entre o mundo animal e a arquitetura.

25 de mai. de 2011

SUSTENTABILIDADE

          O que é sustentabilidade? Nos dicionários sustentabilidade esta definida como ser sustentável, podemos entender que é a capacidade de utilizar os recursos naturais, os conservando para que não só hoje, mas as gerações futuras também possam usufruir. Na arquitetura este conceito está relacionado com economia e energia, criar espaços que sejam saudáveis, viáveis economicamente e sensíveis as necessidades sociais, devemos nos preocupar com o consumo de energia, de água, utilização de materiais, entre outras coisas. Hoje, realmente existe por parte dos arquitetos essa preocupação e a cada dia isso é mais freqüente, mas precisamos ainda mais de uma maior participação de todos, pois como observado, o mundo já tem dado sinais de que está pedindo socorro. Quero mostrar um projeto modelo, que é bastante interessantes além de que se preocupou com a questão da sustentabilidade.

          O arquiteto Mario Cucinella foi o responsável por um projeto que lhe deu o premio suíço Mipim/Green Building. Ele criou um Centro Tecnológico de Energia Sustentável (Ningbo, China) dedicado à pesquisa de fontes energéticas alternativas e técnicas sustentáveis de construção, além do prédio ser direcionado a essa questão da sustentabilidade, toda a sua construção foi pensada para que ele próprio fosse sustentável. Ele conta com 5 pavimentos, além de uma parte subterrânea, somando 1.3 mil metros de área construída.


 
Este empreendimento foi projetado tanto para atender o clima frio como o clima quente, a região em que se encontra sofre esses extremos. Abaixo podemos vê um esquema que mostrar a eficiência deste prédio na duplicidade do clima.

Corte esquemático - Estratégias energéticas para o inverno
1. A fachada dupla pré-aquece o ar / 2. Exaustão ativada / 3. Nos dias ensolarados, a fachada dupla pré-aquece o ar que irá ventilar os interiores / 4. Eletricidade / 5. Energia solar / 6. Tubos subterrâneos pré-aquecem o ar / A. Conferências / B. Escritórios / C. Pesquisas D. Salas de aulas / E. Exposições / F. Workshop / G. Laboratório / H. Recepção

Corte esquemático - Estratégias energéticas para o verão
1. Pré-resfriamento do ar externo / 2. Exaustão / 3. Chaminé fechada / 4. Elevada inércia térmica das fachadas internas de concreto
5. Duto de luz / 6. Massa térmica / 7. Laje radiante / 8. Tetos verdes com elevada inércia térmica, para aquecimento do interior do edifício / 9. Entrada do ar externo / 10. Espaços verdes reduzem o efeito das ilhas de calor / 11. Troca de calor entre a terra e o ar
12. Tubos subterrâneos pré-resfriam o ar / 13. Desumidificador / 14. Mecanismos computadorizados acionam as estratégias ativas e passivas para minimizar o consumo de energia / A. Conferências / B. Escritórios / C. Pesquisas / D. Salas de aulas / E. Exposições
F. Workshop / G. Laboratório / H. Recepção 


Mais que um prédio, posso dizer que é uma obra de arte, com uma bela fachada que além de funcionar pela estética é responsável por participar da questão da ventilação no interior da estrutura.

 
Essa obra serve principalmente para mostrar que um projeto para ser sustentável não precisa ser menos bonito, como podemos vê,  projetar com sustentabilidade não limitou a criatividade do autor. Caso alguem queira se aprofundar mais nesta obra, acessem esse site, foi nele que busquei a maioria das informaçoes. www.arcoweb.com.br 


22 de mai. de 2011

TERMOS ARQUITETÔNICOS


       Esse post de hoje não vai interessar em nada ao meus queridos companheiros de curso, mais vai interessar e muito aos meus outros amigos que não fazem arquitetura mas possuem um certo interesse na área. Hoje eu quero mostrar a vocês alguns termos arquitetônicos, porque muitas vezes estou falando com amigos sobre trabalhos, aí cito o Autocad e podem acreditar muitos deles não sabem nem o que é Autocad. É claro que pra nós que fazemos arquitetura, tudo é muito fácil porque está no nosso cotidiano, diferentemente das outras pessoas que não estão cercados de “arquiteturês” 24 horas por dia.

       Então, eis que quero que conheçam alguns termos bastante utilizado por nós, e espero que  o fato de vocês aprenderem esses termos possam ajudar em algum momento, ou até mesmo tirar a dúvida de várias palavras que nós falamos e vocês fingem entender.

ALPENDRE
“Cobertura suspensa por si só ou apoiada em colunas sobre portas ou vãos. Geralmente, fica localizada na entrada da casa. Aos alpendres maiores dá-se o nome de varanda.”


ALVENARIA
“Conjunto de pedras, de tijolos ou de blocos - agregado ou unido com argamassa ou não - que forma paredes, muros e alicerces. Quando esse conjunto sustenta a casa, ele chama-se alvenaria estrutural” Ou seja, quando eu falo que aquela construção é de alvenaria, quer dizer nada mais nada menos que é feita com tijolos.

AUTOCAD
“Software que facilita a confecção de plantas e croquis, oferecendo ferramentas essenciais para realizar projetos em computador. Fabricado pela Autodesk.” Todo e qualquer projeto executado por nos é realizado nesse programa, é claro que existem outros, mas esse atualmente é o principal.

BLOCO CERÂMICO
“Tijolo”. Eu aprendi isso semestre passado kk

BONECA
“Elemento construtivo vertical de dimensões reduzidas, para criar complemento Arquitetônico ou afastar, por exemplo, uma porta ou janela de um canto.” Gente, é só aquele espaço que antecede a porta, isso mesmo, aquele espaço de 15 ou 10 cm.

CÓDIGO DE OBRAS
“Conjunto de leis e posturas municipais que controla o uso do solo urbano.” Funciona mais ou menos como o plano diretor que eu falei um dia desses.



ESPELHO
“Face vertical do degrau de uma escada” Ver foto:

PEITORIL
“Base inferior das janelas que se projeta além da parede e funciona como parapeito.” Não tem a janela? Então, aquela distancia do final dela para o chão se chama peitoril, será que deu para entender?

PÉ-DIREITO
“Altura entre o piso e o teto.” Tem também o “pé-esquerdo” que é a distancia de piso a piso.

Esses são alguns de muitos termos utilizados bastante por nós :)

19 de mai. de 2011

Acessibilidade: Direito de TODOS


       Hoje a acessibilidade é um direito de todos, Promover espaços com igualdade, liberdade e autonomia, é um compromisso de cada cidadão. E como uma futura arquiteta, tenho um importante papel nessa historia, sou uma das mais responsáveis em colocar isso em prática, pois projeto espaços para as pessoas. Atualmente para se desenvolver um projeto é necessário que nele haja o PCA – Projeto complementar de acessibilidade, no qual desenhamos rampas, escadas, banheiros entre outras coisas dentro da norma NBR 9050.

        Assim como a sustentabilidade a questão da acessibilidade é de fundamental importância nos dias de hoje, como vocês perceberam o arquiteto tem função essencial. Mas como a sociedade pode ajudar também? Nada como a consciência de cada pessoa, ao invés de estacionar numa vaga de deficiente ou de idoso, porque não perder um pouco mais de tempo procurando outra vaga, às vezes esquecemos que a acessibilidade não é só para deficiente e sim para pessoas com necessidades especiais. Provavelmente um dia você vai esta dentro dessa lista, e com certeza precisará utilizar alguns item desses.




Acho muito importante esse pensamento e fico feliz de a cada dia poder ajudar mesmo que um pouco essas pessoas com o direito de ir e vir.